domingo, 9 de setembro de 2007

Nonaka e Takeuchi e a produção do conhecimento

Partindo de um estudo das organizações japonesas Nonaka e Takeuchi (1997 p.76) também fazem referência a produção do conhecimento e funcionamento no processo de inovação de ambientes criativos: "Na visão racionalista, a cognição humana é um processo dedutivo de indivíduos, mas um indivíduo nunca é isolado da interação social quando percebe as coisas. Assim, através deste processo de "conversão social" , o conhecimento tácito e o conhecimento explícito se expandem tanto em termos de qualidade quanto e quantidade"

Nonaka e Takeuchi (1997 p. 65) definem o conhecimento tácito como aquele que é pessoal e específico ao contexto , difícil de ser formulado e comunicado. O conhecimento explícito ou "codificado" refere-se ao conhecimento transmissível na linguagem formal e sistemática. Dentro deste contexto a externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. Da combinação e categorização de conhecimento explícito (como realizado em banco de dados de computadores) pode gerar novos conhecimentos.

O processo de sociabilização gera o "conhecimento compartilhado" (NONAKA e TAKEUCHI, 1997 p.80), como também modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas.


NONAKA, Ikujiro ; TAKEUCHI, Hirotaka . Criação de Conhecimento na empresa. Tradução: Ana Beatriz Rodrigues, Priscila Martins Celeste. Riode Janeiro: Editora Campus, 1997


Nenhum comentário: